sexta-feira, 7 de outubro de 2016

O que é inexorável em Marx?

Resultado de imagem para KARL MARX
Citação:

"Segundo Wood, essa interpretação implica que “... modos [de produção – CMG] menos produtivos são inexoravelmente seguidos por [modos] mais produtivos, de acordo com alguma lei universal da natureza” (Wood, 1995, cit., p.4, itálicos acrescentados), ironia que constitui um triplo equívoco. Primeiro, a referência a “alguma lei” indefinida é uma insinuação de que a lei não foi formulada, o que é um engano, uma vez que Marx a formulou claramente, segundo o exposto; segundo, a lei do desenvolvimento das forças produtivas como resultado do trabalho humano não é uma “lei universal da natureza”, mas uma lei específica da sociedade humana; por último, com a atribuição de inexorável à sucessão progressiva dos modos de produção, a autora quer atribuir-lhe um caráter mecânico e metafísico que não corresponde à concepção de Marx. A lei do desenvolvimento das forças produtivas afirma que este, na sua essência, possui um caráter progressivo, expresso em crescente produtividade do trabalho, o que o exposto acima demonstra, de modo que, na medida que as FP se desenvolvem normalmente, o modo de produção resultante será superior. Em condições ceteris paribus, próprias de todas as leis científicas, isso deve sempre realizar-se. Mas isto não significa que a essência progressiva do processo de trabalho sempre se realize inexoravelmente, em todas as condições históricas concretas, pois isso depende de grande quantidade de circunstâncias históricas. O próprio Marx apontou episódios históricos da antiguidade em que catástrofes naturais ou sociais conduziram à regressão social. Por outro lado, seria difícil imaginar um processo de trabalho social que, por sua própria natureza, conduzisse à regressão ao invés do avanço das forças produtivas."


FONTE DISPONÍVEL: em: http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo172artigo2.pdf Acesso em 7 de out., 2016, página 81.

Um comentário:

  1. Prezado Yuri,

    mais uma vez utilizei, indicando para a leitura, esta tua pesquisa, que ficou bem bacana e bem feita!!!

    Obrigado!!!

    A indicação que foi feita, está, aqui, Yuri: https://registrodapraticac31.blogspot.com.br/2018/04/decima-primeira-aula.html

    ResponderExcluir